O termo Outsourcing é utilizado para descrever uma estratégia de uso de prestadores de serviços externos a uma gestão empresarial, o que significa uma subcontratação de profissionais adequados e experientes que agregam valor e conhecimento a uma determinada empresa. Esta ferramenta de gestão se assim pode ser denominada, e estando em linha como que se passa no resto da Europa, tem vindo a crescer de uma forma acentuada. As organizações para se adaptarem às novas realidades de forma a serem cada vez mais competitivas, adaptam a sua estrutura de forma a ficarem mais flexíveis e a concentrarem todo o seu potencial e know-how interno no seu Core Business.
Ao optar pela subcontratação de determinados serviços, como por exemplo e mais comummente utilizados limpeza, manutenção, It, Supply Chain, Vendas, entre muitos outros -, a empresa está a confiar este serviço uma entidade especializada numa determinada área, podendo assim concentrar-se no que realmente interessa para o negócio da empresa.
O Outsourcing influenciará positivamente a produtividade das empresas utilizadoras, nomeadamente tendo por base por exemplo, alguns destes fatores:
Ao recorrer a uma subcontratação de uma equipa especializada e experiente ganha-se automaticamente uma visão diferenciada em relação às atividades existentes no mercado de trabalho. Ao entrarem na organização novos perfis que têm uma visão diferenciada da que existe internamente na empresa, poderá proporcionar novas orientações estratégicas e operacionais. Nem sempre é fácil contratar perfis especializados numa determinada área, o que, recorrendo ao Outsourcing deixa de ser um fator preocupante;
A subcontratação de um determinado serviço faz com que toda a vertente administrativa e burocrática nomeadamente a contratação de mão-de-obra especializada não seja uma incumbência da empresa utilizadora, mas sim do prestador. Ao optar pela solução de Outsourcing a empresa acede a informações importantes sobre gestão, metodologias modernas e eficientes, o que faz com que as tarefas do dia-a- dia sejam otimizadas. Aliado a este facto toda a burocracia relativamente a gestão de contratos de trabalho e toda a gestão administrativa e técnica de RH passa para a empresa de Outsourcing, o que hoje em dia tem um peso considerável em termos administrativos.
Manter uma equipa de profissionais altamente qualificados pode tornar-se demasiado dispendioso para as empresas. Ao optar pelo Outsourcing toda esta área laboral e contratual é gerida pela empresa subcontratada. A empresa pode assim reduzir custos operacionais e otimizar o tempo para tarefas mais pertinentes.
Em suma, a opção pela subcontratação em determinadas atividades é sem dúvida uma mais valia para as empresas utilizadoras, ou seja, uma forma de existir uma concentração de esforços no seu core business e deixar determinadas áreas para os respetivos especialistas.
in Revista Pessoal, Setembro/Outubro 2018
Célia Agostinho
RH Commercial Manager