O Grupo Intelac desde o seu início em 1998 tem vindo a dar um grande enfoque à gestão dos seus colaboradores temporários, visando sempre o seu adequado acolhimento e a informação prévia do posto de trabalho. Isto de forma a assegurar uma sintonia nesta relação, sendo a mesma encarada de uma forma personalizada e individualizada.
Quando o Grupo Intelac recebe um pedido para um determinado perfil de colaborador temporário, existe um cuidado extremo no sentido de reunir o máximo de elementos possíveis, visando facilitar o recrutamento e encontrar o perfil mais adequado para, posteriormente, fornecer esta mesma informação ao candidato selecionado.
Uma das grandes particularidades da relação de emprego no âmbito do trabalho temporário é o envolvimento de três partes – colaborador, empresa de trabalho temporário e empresa cliente – no que habitualmente chamamos uma relação triangular. Assim, e para que esta relação flua da melhor forma, ou seja, para que o colaborador corresponda ao que lhe é exigido em termos de “skills”, é deveras importante que exista uma definição exaustiva prévia do que é exigido por esta mesma função, não podendo haver limitação a informações básicas de salários, categoria e horário de trabalho. Paralelamente a estes fatores, o candidato que irá desempenhar a função deve ser devidamente «apresentado» ao cliente, ou seja, o cliente deve receber não só o “curriculum vitae”, mas também todas as outras particularidades, se assim as podemos denominar, que são obtidas no decorrer da entrevista de seleção.
Não sendo a relação contratual de trabalho temporário a mais ambicionada pelos colaboradores, não deixa de ser uma oportunidade para que as competências de cada pessoa individualmente possam ser validadas e avaliadas.
Enquanto numa fase inicial do trabalho temporário o mesmo era abordado como uma opção para funções pouco qualificadas, hoje em dia as contratações a este nível centram-se em todas as vertentes e são cada vez mais transversais, abrangendo profissionais de todas as áreas e desempenhando funções em tudo idênticas aos colaboradores contratados diretamente.
Perante estes factos, já existem inclusivamente estudos que demonstram (e a prática confirma isso mesmo) que os colaboradores temporários têm uma atitude cada vez mais positivos face às organizações em que desempenham funções.
O Grupo Intelac, durante e após cada missão de trabalho temporário, faz um ponto de situação com o cliente onde este trabalho foi prestado de forma a obter uma avaliação de desempenho e a potenciar outras missões ao colaborador que, entretanto, termina essa missão.
Concluído, sendo o trabalho temporário algo muito específico, cuja relação é por imposição legal de duração limitada, não deixa de ser uma oportunidade de integração em diversos ambientes organizacionais, em que se «veste diversas camisolas», até surgir a oportunidade de vestis a «camisola definitiva» após um percurso de organizações várias e diferentes, ambientes díspares, mas sempre com perspectiva de “commitement”.
in Revista Human Premium, Dezembro 2015
Célia Agostinho
Diretora Comercial e de Recrutamento