A gestão da relação triangular que acontece no trabalho temporário passa em primeira instância por um nível elevado de transparência, ou seja, obtenção e comunicação de informação o mais detalhada possível. Com esta afirmação pretendo reforçar a importância da definição exata dos pedidos que chegam por parte da empresa utilizadora; ou seja, por exemplo, não basta solicitar uma administrativa com conhecimentos de inglês para trabalhar 40 horas semanais. Existe em simultâneo mais uma série de elementos que considero importantes e que são diferenciadores no momento da seleção. Será por exemplo relevante indicar como é constituída a equipa de trabalho, mais júnior ou mais sénior, o grau de autonomia que é exigido, etc. Reunindo todos os elementos torna-se mais célere e eficiente o processo de recrutamento e seleção do candidato para fazer face à necessidade do cliente.

Passando esta etapa, deverão ser igualmente comunicadas ao candidato todas as informações que foram previamente fornecidas à empresa de trabalho temporário, para que em conjunto possam validar a possibilidade de cooperação e de trabalho. Não será de todo vantajoso indicar um colaborador temporário para algo em que o mesmo não se integre devidamente, levando este tipo de situações a desmotivação, falta de produtividade e em última instância não adequação ao posto de trabalho, com respetiva substituição.

Após esta fase inicial, que me parece ser a base para a relação flua naturalmente, surge o acompanhamento com visitas constantes e regulares, visando avaliar o grau de satisfação do cliente e o nível de motivação/ integração do colaborador. O acompanhamento passa não só por visitas presenciais, mas também pela disponibilidade que a equipa apresenta para dar resposta e todas as questões solicitadas quer pelo cliente, quer pelo colaborador.

O Grupo Intelac procura gerir a equipa de colaboradores diferenciados, quer tenham funções indiferenciadas, que desempenhem cargos de alta responsabilidade.

Esta relação de proximidade entre clientes e colaboradores leva a que a fidelização seja uma realidade presente no nosso grupo, algo que nos permite afirmar que temos clientes que estão a trabalhar connosco desde a nossa abertura em 1998, ou por outro lado, que temos colaboradores que atualmente são nossos clientes. Tudo isto só se perspetiva como real se a gestão de relações profissionais funcionais numa base de confiança.

A confiança é algo que se conquista al longo do tempo e do trabalho demonstrado, e é com esta realidade que o Grupo Intelac trabalha e tem mantido fortes relações laborais, quer com empresas utilizadoras de trabalho temporário, quer com colaboradores.

 

in Revista Human Premium, Dezembro 2016

 

Célia Agostinho

Diretora Comercial e de Recrutamento

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