O trabalho temporário desde sempre foi encarado como uma forma de contratação de apoio à gestão empresarial visando fazer face aos picos de trabalho previsíveis ou não previsíveis, substituições de colaboradores entre outras opções. Neste momento pandémico tão conturbado e incerto, esta ferramenta de gestão, se assim a podemos denominar, faz ainda mais sentido, permitindo às organizações a adaptação às reais necessidades.

O Grupo Intelac sentiu de facto esta necessidade por parte dos clientes nas várias áreas de negócio, desde as funções ligadas a indústria, construção ou manutenção até às áreas mais qualificadas em termos de formação académica, como a engenharia e a gestão. Efetivamente, as empresas têm vindo a mostrar cada vez mais abertura a este tipo de contratação, dado que o período de pandemia alertou novamente para a necessidade de flexibilização, reinvenção e adaptação a novas realidades para que até então ninguém estava efetivamente preparado, pelo menos deste modo em formato pandemia.

O facto de as empresas poderem contratar de acordo com as suas necessidades e exigências fez com que conseguissem a adaptação necessária a esta nova realidade. Com o evoluir da situação pandémica, muitos dos nossos colaboradores em regime de trabalho temporário também tiveram a oportunidade de integrar as empresas onde estavam alocados, conseguindo assim um vínculo de contratação de forma permanente.

Paralelamente, também com a pandemia sentimos que neste momento atravessamos um período especialmente complicado na identificação de perfis adequados para as várias áreas, com uma maior incidência nas profissões mais técnicas (por exemplo, serralheiros, soldadores, técnicos de manutenção, etc). Contudo, também as áreas que têm um maior grau de exigência académica atravessam grande dificuldade na contratação de perfis qualificados. Esta realidade deve-se não só à emigração de mão-de-obra qualificada mas também a algum receio perante a mudança em período de incerteza e instabilidade, sob pena de tal alteração poder posteriormente não corresponder a uma melhoria efetiva de condições. Neste âmbito, e com este panorama, cabe às empresas que prestam serviços de recrutamento e seleção, independentemente do vínculo contratual, desenvolver mecanismos de recrutamento e identificar fontes adequadas a cada perfil, que permitam chegar aos candidatos solicitados pelos clientes. Tem sido neste sentido que o Grupo Intelac tem vindo a trabalhar e a desenvolver esforços visando identificar as mais variadas fontes de recrutamento, quer a nível digital, quer a nível local, com várias entidades.

A pandemia trouxe também a todas as áreas, e o trabalho temporário não foi exceção, a adoção das entrevistas ‘on-line’, sendo algo que definitivamente veio para ficar. Esta vertente tem igualmente vários fatores positivos em termos muito práticos, não só uma economia de tempo e dinheiro para os candidatos mas também a possibilidade dos recrutadores poderem observar os candidatos como um todo, sem o uso de máscara, o que presencialmente seria impossível nos dias de hoje. Com a entrevista ‘on-line’, mais facilmente se observa movimentos, demonstração de emoções, etc, e há um foco muito maior no candidato.

Acredito que o ano de 2022 trará grandes desafios na área de trabalho temporário, tendo em conta as reais necessidades que temos vindo a sentir nas empresas, visando o preenchimento de lugares em aberto com diversos perfis para dar resposta às necessidades de mercado. O Grupo Intelac continua a trabalhar ativamente visando dar resposta a todas as necessidades de seus clientes e parceiros.

in Revista Human, Novembro/Dezembro 2021

 

Célia Agostinho

RH Commercial Manager

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