O ano de 2020 parece trazer algumas novidades em relação ao mercado de trabalho e à forma de recrutar.
Se por um lado o desemprego está em níveis baixos, também se prevê que um grande número de pessoas, estando a trabalhar, podem ou prevêem a possibilidade de mudar de emprego.
O Grupo Intelac está atento a esta viragem e prevê que o fluxo seja transversal a todas as áreas e a todos os perfis de maior procura, como construção civil, hotelaria, perfis industriais e o recrutamento internacional na sua generalidade.
Refletindo um pouco sobre o que pode levar estas pessoas a mudar de trabalho, verificamos que os motivos se prendem com a possibilidade de aumento do pacote salarial, prémios, acesso a formação, melhoria de horário, instalações e ambiente de trabalho e, claro, a reputação da empresa que contrata. Esta mudança exige que as empresas se disponham a fazer todos os possíveis por reter os seus recursos humanos e motivá-los, num mercado que parece poder oferecer sempre mais.
Mesmo havendo a possibilidade de encontrar recursos dispostos a mudar, ainda se verifica grande dificuldade em fazer o “match” para uma seleção de sucesso, tendo o recrutador de direcionar melhor os anúncios de emprego, apostar em meios tecnológicos de pesquisa e fazer um esforço extra para acelerar os processos e eliminar o enviesamento. Agora o desafio não é tanto dos candidatos, mas dos técnicos em parceria com os clientes.
in Revista Human, Janeiro/Fevereiro 2020
Tânia Ferreira
Gestora de Cliente