Temos assistido nos últimos anos a uma evolução constante do ‘outsourcing’, para uma área cada vez maior e mais competitiva.

Sectores onde se tem investido no ‘outsourcing’ de pessoas são recursos humanos, estratégia, IT [tecnologias da informação], tecnologia, consultoria financeira, ‘marketing’, administração, logística, etc. Por exemplo: se uma empresa não tem um departamento de recursos humanos, ou este tem foco noutras tarefas, pode contratar uma agência de recrutamento para a apoiar na contratação de um novo funcionário. Também é comum pequenas e médias empresas [PME] subcontratarem empresas de ‘marketing’ ou comunicação para apoiar na promoção e na venda dos seus produtos e serviços.

Outro tipo de ‘outsourcing’ bastante comum, e que facilita muito a organização da empresa, é a consultoria financeira e a utilização de um ‘software’ de gestão.

Mas um dos sectores em que mais se tem apostado em ‘outsourcing’ de pessoas e é um exemplo de sucesso, é o sector tecnológico. Destaco três casos:

– Google – É uma prova de que o ‘outsourcing’ pode responder até mesmo a gigantes da tecnologia. Mesmo contando com um prazo apertado e muito específico, a Google não tem todas as respostas o tempo todo.

– Microsoft – Mais um exemplo de uma grande empresa de tecnologia que aposta na terceirização como forma de inovar e melhorar processos.

– Alibaba – Conhecida como eBay da China, a empresa terceirizou seu trabalho de ‘design’ e desenvolvimento de ‘sites’. Entre os principais motivos que levaram a essa decisão, estava a falta de talentos para especialistas em desenvolvimento de conteúdos/Internet/lojas ‘on-line’.

O fenómeno do ‘outsourcing’ de serviços ganhou força nos últimos anos, muito em razão da constante transformação do mercado de trabalho, da crise económica e das exigências cada vez mais específicas das empresas. Acompanhar essas constantes mudanças pode ser difícil para empresas que não possuem um foco nesse setor, mas que desejam desenvolver soluções atuais, inovadoras e capazes de acompanhar a competitividade do mercado. Acreditamos que as empresas vão apostar cada vez mais nestes serviços especializados.

in Revista Human, Julho/Agosto 2023

 

Assunção Couchinho

Diretora de Grandes Contas

  • Projetos sociais que apoiamos
    Certificações Intelac