Em 2015, 27% dos acidentes de trabalho mortais registados, foram de tipo in itinere e em viagem , transporte ou circulação (in ACT – estatísticas de acidentes de trabalho: http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/Estatistica/Paginas/AcidentesdeTrabalhoMortais.aspx)
Na origem destes acidentes, estão, à cabeça, causas comportamentais, decorrentes das atitudes dos condutores, como a velocidade excessiva, o incumprimento do código da estrada, a utilização do telemóvel e a condução sob o efeito do alcool. Mas o stress e o cansaço aparecem já com um elevado contributo para estas negras estatísticas.
A pressão cada vez mais acentuada dos mercados sobre os resultados das empresas e os elevados níveis de competitividade que estas têm de apresentar, refletem-se nas equipas de trabalho, obrigando-as a obterem mais e melhores resultados num cada vez menor espaço de tempo.
Para as equipas comerciais que utilizam viaturas no alcance desses resultados, isto implica que percorram cada vez mais km, em menos tempo, aumentando os níveis de stress a que estão sujeitos os seus colaboradores.
Elevados níveis de irritabilidade estão associados ao aumento da agressividade na condução, avaliações deficitárias das situações rodoviárias e consequente aumento dos acidentes.
Assim, são também as equipas comerciais que utilizam viaturas de serviço no seu dia-a-dia as que assumem maiores comportamentos de risco na condução.
E é a este nível que devemos atuar. Mas como?
A prática demonstra que uma condução ecoeficiente, não só reduz a pegada ecológica do condutor, ao diminuir os consumos de combustível e as emissões do veículo, como aumenta o conforto e a segurança nos trajetos que tem de efetuar.
Por outro lado, uma melhor gestão do tempo e a escolha dos melhores trajetos, permitem um melhor desempenho e a obtenção de melhores resultados.
A Intelac RH desenhou um percurso formativo em Condução Ecoeficiente direcionado para as equipas comerciais, adaptado às necessidades e especificidade dos condutores e das atividades desenvolvidas, e implementado em conjunto com o seu parceiro CR&M.
Partindo de uma formação de alinhamento em condução ecoeficiente, são abordados ao longo do percurso formativo temas como o planeamanto e gestão de percursos, a gestão do tempo e stress e, por último, a gestão das emoções.
É um percurso onde os métodos ativos em contexto sala se aliam a uma componente prática alargada, realizada em circuito e em estrada.
Margarida Agra
Gestora de Formação