Uma das formas de fazer o balanço pessoal e profissional é respondendo a algumas questões:
- O que gosto de fazer?
- O que não gosto de fazer?
- O que sei fazer?
- De tudo o que fiz na minha vida, em que é que me saí melhor? Em que é que tive mais sucesso?
- Como é que os outros me vêm a mim, que ideias têm sobre mim?
- Em que aspeto é que posso melhorar?
- Será necessário proceder à atualização de competências profissionais?
- Será necessário apostar mais nas minhas habilitações literárias?
Elabore uma pequena lista com as respostas a estas questões.
Agora que já conhece melhor as suas competências e interesses profissionais, é necessário que conheça melhor o mercado de trabalho.
Deve saber quais os tipos de funções que são mais procuradas na sua área geográfica, quais as características dos trabalhos nos anúncios, etc…
- Invista em SI!
É importante que:
- Transmita uma boa imagem
- Construa um bom Curriculum Vitae;
- Mostre segurança nas suas capacidades;
- Cuide da sua aparência.
- Invista nas relações interpessoais
- Saiba relacionar-se com os colegas;
- Seja um ouvinte atento;
- Saiba comunicar.
- Revele todo o seu talento
- Seja organizado e cumpridor dos prazos estabelecidos;
- Faça com que reconheçam o seu trabalho;
- Seja pró-ativo;
- Aprenda até morrer.
- Desenvolva as suas competências através da formação
- Frequente ações de formação em áreas importantes para a sua profissão. Mantenha-se atualizados!
- Ganhe competências ao nível do domínio de línguas estrangeiras – o inglês é fundamental;
- Atualize os conhecimentos ao nível das tecnologias de informação e comunicação;
- Ganhe competências relacionais;
- Procure adquirir competências de liderança.