Uma das formas de fazer o balanço pessoal e profissional é respondendo a algumas questões:

  • O que gosto de fazer?
  • O que não gosto de fazer?
  • O que sei fazer?
  • De tudo o que fiz na minha vida, em que é que me saí melhor? Em que é que tive mais sucesso?
  • Como é que os outros me vêm a mim, que ideias têm sobre mim?
  • Em que aspeto é que posso melhorar?
  • Será necessário proceder à atualização de competências profissionais?
  • Será necessário apostar mais nas minhas habilitações literárias?

Elabore uma pequena lista com as respostas a estas questões.

Agora que já conhece melhor as suas competências e interesses profissionais, é necessário que conheça melhor o mercado de trabalho.

Deve saber quais os tipos de funções que são mais procuradas na sua área geográfica, quais as características dos trabalhos nos anúncios, etc…

  1. Invista em SI!

É importante que:

  • Transmita uma boa imagem
    • Construa um bom Curriculum Vitae;
    • Mostre segurança nas suas capacidades;
    • Cuide da sua aparência.
  • Invista nas relações interpessoais
    • Saiba relacionar-se com os colegas;
    • Seja um ouvinte atento;
    • Saiba comunicar.
  • Revele todo o seu talento
    • Seja organizado e cumpridor dos prazos estabelecidos;
    • Faça com que reconheçam o seu trabalho;
    • Seja pró-ativo;
    • Aprenda até morrer.
  • Desenvolva as suas competências através da formação
    • Frequente ações de formação em áreas importantes para a sua profissão. Mantenha-se atualizados!
    • Ganhe competências ao nível do domínio de línguas estrangeiras – o inglês é fundamental;
    • Atualize os conhecimentos ao nível das tecnologias de informação e comunicação;
    • Ganhe competências relacionais;
    • Procure adquirir competências de liderança.
  • Projetos sociais que apoiamos
    Certificações Intelac