O Papel do Trabalho Temporário no Novo Mercado Laboral

Nas últimas décadas, temos assistido a uma constante e rápida mudança provocada pela evolução tecnológica que tem afetado toda uma cultura, valores, relações laborais e pessoais, e, consequentemente, o próprio mercado de trabalho.

Com base nesta mudança surgem novas exigências ao nível da qualificação e das competências profissionais, essencialmente na área comportamental.

Aqui, entram as empresas de trabalho temporário que procuram colaboradores proativos, dinâmicos e com alguma flexibilidade cognitiva, para com eles estabelecer uma relação tripartida (empresa de trabalho temporário/ colaborador/ empresa utilizadora) e, assim, satisfazer as necessidades profissionais quer do candidato/ colaborador, quer do cliente/ empresa utilizadora. Torna-se um processo menos moroso e mais económico também para a empresa utilizadora, daí o recurso à parceria com empresas de trabalho temporário, como é o caso do Grupo Intelac.

Esta relação profissional vai permitir novas aprendizagens e, consequentemente, aquisição de novas competências, tanto para o colaborador como para a própria empresa utilizadora, pois permite a ambas a troca de vários conhecimentos num mercado muito competitivo, sem que isso deixe afetar a sua produtividade.

A empresa de trabalho temporário permite ao colaborador uma fácil (re)integração no mercado de trabalho, adequando o seu perfil profissional e as suas características pessoais ao posto de trabalho em causa, permitindo também à empresa utilizadora uma maior oferta de candidatos tendo em conta o perfil profissional solicitado.

O facto de o colaborador pode ter várias experiências profissionais em diversos ambientes laborais, permite-lhe também adquirir novas competências, que na área da negociação em si (diversidade de empresas utilizadoras), que da sua categoria profissional (maior versatilidade e autonomia no seu posto de trabalho e nas funções desempenhadas), possibilitando-lhe uma rápida e fácil adaptação e integração em novos ambientes empresariais. É esta solução de adaptação rápida e eficaz que os empregadores procuram na atualidade.

O Grupo Intelac encontra-se no mercado há mais de 20 anos e prima essencialmente pela boa relação que tem com os seus parceiros de negócio, nomeadamente no que diz respeito à relação humana e proximidade com cliente/ colaborador. É desta base profissional de mútua confiança que a Intelac tem vindo a crescer, acompanhando o desenvolvimento dos seus colaboradores, integrando-os em ambientes profissionais adequados ao seu perfil, tendo sempre em conta as necessidades dos nossos clientes.

O trabalho temporário pode e deve ser visto como sendo a abertura de uma porta no mercado de trabalho, onde são tidas em conta quer as necessidades do cliente quer as competências do candidato, sem nos esquecermos que os desafios de um mundo globalizado são enormes e inevitáveis, pelo que nos devemos preparar como forma de alcançar o êxito. Só estando bem preparados conseguimos vencer!

in Revista Pessoal, Julho 2018

Manuela Cruz

Diretora Técnica de RH

Posted in News.